Meio Ambiente

Autoridades municipais flagram caçamba roubando areia em Jauá

Escrito por Camaçari Notícias em 08 de Janeiro de 2019
[Autoridades municipais flagram caçamba roubando areia em Jauá]

Secretários municipais e seus assessores, coordenadores e outros funcionários da Prefeitura de Camaçari flagraram na manhã desta terça-feira (08), um caçambeiro que roubava areia das dunas do Loteamento Sítio Encantamento, em Jauá, Camaçari. Segundo informações, esse loteamento tem sido o mais procurado pelos caçambeiros que já devastaram boa parte das dunas de Jauá. A ida das autoridades ao desvio foi provocada por denúncias da AVP – Associação dos Moradores da Via Parque.

Ainda de acordo com informações, os funcionários da Prefeitura estavam no desvio de terra Via Parque/Bela Vista, em Jauá, para discutir como limpar o local e impedir de uma vez por todas o descarte de material de construção, entulho, móveis velhos, podas de vegetação, restos de obras, como pias, privadas, telhas quebradas e lixo orgânico que transformaram a via em uma grande lixeira.

(Fotos: Ana Maria Mandim - AVP)

Estavam lá os titulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Genival Seixas Graça, e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Armando Mansur, o subprefeito da Orla, Oswaldo Marcolino, o Coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, e seus principais assessores, além do diretor de Planejamento Ambiental da Sedur, Gilberto Campos.

Informações dão conta de que quando se encerrava a reunião, passou de carro pelo desvio um morador do Loteamento Sítio Encantamento que alertou para a presença de uma caçamba que, naquele momento, extraía areia em local bem afastado da Via Parque.

O Secretário Genival, o diretor Gilberto, o coordenador Ivanaldo e o subprefeito Oswaldinho rumaram para lá e deram o flagra em uma caçamba Mercedes Benz, azul, placa JKW 1017, de Salvador. A caçamba estava encostada de ré em uma duna e três “pazeiros” jogavam a areia da duna para dentro da carroceria.

A PM foi chamada, deteve e escoltou o motorista e a caçamba até a 26ª Delegacia Territorial, em Abrantes. O Secretário Genival, o coordenador Ivanaldo e o subprefeito Oswaldinho também foram à delegacia para prestar depoimento.

Lixo

A sugestão que mais apoios recebeu, na rápida discussão entre as autoridades e seus assessores reunidos de improviso ao ar livre, foi a de que o desvio seja fechado ao tráfego por 30 dias para ser completamente limpo e que guardas fiquem de plantão nesse período para impedir novos descartes.

Foi combinada para a próxima quarta-feira (09) uma nova reunião, na Sesp, para a decisão final sobre o que será feito.

Compartilhe!