Meio Ambiente

Fogo em lixão traz perigo a moradores de Jauá

Escrito por Camaçari Notícias em 10 de Dezembro de 2018
[Fogo em lixão traz perigo a moradores de Jauá]

A situação de hoje de manhã no desvio de terra Via Parque/Bela Vista, em Jauá, era de fazer dó: um lugar tão bonito, destino turístico de numerosos visitantes de Camaçari (sede) e Salvador, inteiramente esquecido, transformado em lixão.

Por volta das 9h desta segunda-feira (10), o lixo pegava fogo em vários pontos do desvio de terra, um deles no meio da via, o que levava os carros a tentarem se desviar da língua de fogo, que se vê na foto, apesar da fumaceira.

Reduzida a uma única mão, a via mal dava passagem a dois carros, que se cruzavam naquele ponto sem que os motoristas se enxergassem direito no meio da fumaça. Essa situação aumentava o risco de colisão.

Ana Maria Mandim, presidente da AVP – Associação dos Moradores da Via Parque, informou que a entidade já perdeu a conta dos apelos que fez às autoridades para que o lixo seja retirado, se coloquem placas e sinalização na via e se designem fiscais para aplicar multas pesadas em quem jogar lixo ali. “E o mais grave: ali é área do parque ecológico que será implantado no ano que vem. Portanto, Área de Preservação Permanente (APP)”, diz a presidente da AVP.

Segundo informações, além dos moradores locais, há empresas e particulares que vêm de outras localidades para jogar lixo ali. Jauá sobrevive de suas belezas naturais e esse descaso prejudica os moradores que sobrevivem do comércio na alta estação, inclusive pousadas e restaurantes.

(Foto: Reprodução)

Compartilhe!