Meio Ambiente

ACIS promove a Exposição De Olho na Implantação do Parque Dunas de Abrantes

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 10 de Dezembro de 2018
[ACIS promove a Exposição De Olho na Implantação do Parque Dunas de Abrantes]

(Foto: Reprodução)

O Átrio Cultural do Tribunal de Justiça do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, está recebendo a exposição fotográfica “De Olho na Implantação do Parque Dunas de Abrantes e na INCLUSÃO SOCIAL”. A mostra tem início nesta segunda-feira (10) e vai até o próximo dia 19.

A exposição tem por objetivo divulgar os aspectos socioambientais do Parque Natural Municipal Dunas de Abrantes (PNMDA) e a situação das pessoas que vivem em seu entorno. Visa também obter apoio na arrecadação de fundos para execução de projetos de fortalecimento social e conservação do meio ambiente, como a implantação do PNMDA. As fotos são de autoria de Jaelson Castro e fazem parte do acervo da Associação Cultural e Inclusão Social (ACIS).

A ACIS tem como missão desenvolver a cidadania e a inclusão social dos moradores das Comunidades de Vila de Abrantes e Jauá (Quilombolas, Indígenas, Pescadores) situadas no entorno do PNMDA, bem como promover a conservação e proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos. Neste sentido desenvolve ações de resgate e valorização da Cultura Indígena e Africana, respeitando a Ancestralidade. Também atua na área ambiental participando do Grupo de Trabalho para implantação do PNMDA, e do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental - APA Joanes-Ipitanga.

Especial atenção ao Projeto Patrulha Verde, grupo que já conta com 65 crianças/jovens, moradores da região, muitos em situação de vulnerabilidade social. Com os recursos advindos da venda das fotos, canecas e camisas, iremos desenvolver atividades de educação ambiental, equipar os jovens com vestimentas adequadas, binóculos e máquinas fotográficas, ou seja, equipamentos necessários para a execução de atividades de ornitologia, ciência que estuda as aves. Ornito-Social.

Com os recursos das vendas das fotos e demais produtos e por meio de parcerias com empresas da região pretendemos construir o Centro Cultural de Pesquisas (CCP) onde funcionará o Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA) e a sede da ACIS, no espaço denominado “Ninho da Coruja” situado na Fonte das Lavadeiras. O projeto da construção do CCP está sendo elaborado em parceria com a Faculdade de Arquitetura da UFBA e Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), e será executado com a utilização de bambu proveniente do Assentamento Rural Rainha dos Anjos, São Sebastião do Passé.

Serviço:

Exposição: “De Olho na Implantação do Parque Dunas de Abrantes e na INCLUSÃO SOCIAL”

Período: 10 a 19 de dezembro

Local: Átrio Cultural do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – Centro Administrativo (CAB)

Informações: (71) 98760-9243 / 98767-1450 / 98340-6916

Compartilhe!