Meio Ambiente

SOS Dunas promove mostra audiovisual em Camaçari

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 07 de Novembro de 2018
[SOS Dunas promove mostra audiovisual em Camaçari]

"Anáguas de Iemanjá" (Foto: Radison Jordão)

O movimento ambientalista SOS Dunas de Abrantes e Jauá e a AVP (Associação dos Moradores da Via Parque – Jauá) lançam, em 16, 17 e 18 de novembro, a 1ª Mostra Audiovisual Itinerante “Cantos e Encantos das Dunas de Abrantes e Jauá”. O evento se realizará no salão “Caldas da Imperatriz”, do Bahia Plaza Hotel, no Condomínio Busca Vida, e reunirá autoridades estaduais e municipais da Região Metropolitana de Salvador, jornalistas, representantes do trade turístico, do comércio, da indústria e outros convidados.

“A mostra vai evidenciar a importância e as potencialidades do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, na orla de Camaçari”, diz a jornalista Ana Maria Mandim, uma das organizadoras da mostra, presidente da Associação dos Moradores da Via Parque (AVP) e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) de Camaçari. “Muitos moradores da região não têm ideia do riquíssimo patrimônio natural do lugar onde vivem.” A jornalista Angélica Ferraz de Menezes é a outra organizadora do evento.

Depois do lançamento em Busca Vida, a mostra irá apresentar-se, no período de novembro de 2018 a março de 2019, em Abrantes, Jauá e outras localidades da Orla, além da sede de Camaçari.

Ninho com filhotes de sabiá - Abrantes (Foto: Matheus Abreu)

ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DO PARQUE

O Parque Municipal das Dunas de Abrantes foi criado por decreto em 1977, na gestão do então prefeito Humberto Ellery, com uma área de 700 hectares. Agora, terá seu território delimitado oficialmente, mediante a criação de uma nova poligonal ou área de abrangência, após a conclusão de estudos que se desenvolvem com a participação de técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Camaçari) e representantes do SOS Dunas.

A mostra é uma iniciativa da Associação dos Moradores da Via Parque (AVP), que integra o SOS Dunas, em parceria com a empresa Cristal Pigmentos do Brasil, a Objetiva Fotografia Digital e o apoio da Coordenadoria de Turismo de Camaçari.

Serão exibidas cerca de 140 fotos da região, além de vídeos da nova área do parque a ser oficializado. Também haverá palestras presenciais de pessoas de renome da área ambientalista.

Os expositores da mostra “Cantos e Encantos das Dunas de Abrantes e Jauá” residem na região e se dedicam ao registro das belezas da fauna, da flora e das gentes dessa histórica localidade. São eles Fábio Lima, Jau Castro, Matheus Abreu, Radison Jordão e Sidnei Sampaio.

Sabiá da praia - Busca Vida (Foto: Jau Castro)

BERÇO DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS

A implantação do Parque Natural Municipal Dunas de Abrantes e Jauá atende à necessidade de preservar a rica biodiversidade e a beleza cênica da região, cuja história remonta ao Brasil Colônia. Seus moradores descendem dos primeiros povoadores do nosso país, entre eles índios Tupinambás e negros, inicialmente escravos, que, depois, se organizaram em quilombos para fugir da escravidão.  Entre as comunidades tradicionais também se encontram pescadores.

Contato: Ana Maria Mandim (71) 99670-1617; [email protected]
               Angélica Ferraz de Menezes (71) 98196-4506

Tartaruga depois da desova - Busca Vida (Foto: Radison Jordão)


 

Carcará - Busca Vida (Foto: Jau Castro)

Compartilhe!