Dicas da Gisa

Jejum intermitente: médico ensina dois jeitos de fazer para perder gordura

Escrito por Pesquisa Web em 14 de Junho de 2019
[Jejum intermitente: médico ensina dois jeitos de fazer para perder gordura]

Quando o objetivo é emagrecer, existem inúmeras dietas e estratégias comportamentais que podem ser utilizadas para atingir essa meta. Uma dessas estratégias é conhecida como jejum intermitente. Embora muitas pessoas encarem esse método como um tipo de dieta, o médico Thiago Volpi afirma que na verdade se trata de uma estratégia alimentar.

Jejum intermitente

Conforme o profissional, ao restringir a quantidade de tempo que você come, o mais provável é que se consuma menos calorias. Quando ingerimos carboidratos refinados e proteína em excesso, o corpo armazena as substâncias como gordura, o que não altera os níveis de insulina no corpo e, em alguns casos, aumenta.

No jejum, por outro lado, os níveis de insulina diminuem e isso é um sinal verde para o corpo começar a queimar as gorduras armazenadas, e as transformá-las em energia.

Jeitos de fazer o jejum

Tendo em vista os benefícios dessa estratégia alimentar, o especialista sugere duas maneiras distintas de realizá-la. É importante que, antes de adotar esse novo método, um nutricionista seja consultado para analisar se esse tipo de restrição se adequa ao seu organismo.

Protocolo 24 horas: dias alternados

Usando esse método, durante quatro dias a pessoa precisa alternar um dia com um cardápio alimentar normal seguido por um dia sem alimentação. A partir do quinto dia, seguem três dias com alimentação normal, antes de retomar a rotina com restrições.

Protocolo de 16 horas

Usando esse método, a pessoa não fica um dia inteiro sem se alimentar, mas possui horários em que o jejum deve ser iniciado. Nesse caso, todos os dias contam com jejum de 8h. Fonte: VIX*

Compartilhe!