Dicas da Gisa

Para que serve a vitamina B12? Importância e em quais alimentos encontrá-la

Escrito por Pesquisa Web em 22 de Maio de 2019
[Para que serve a vitamina B12? Importância e em quais alimentos encontrá-la]

Poucos sabem para que serve a vitamina B12, no entanto, se não fosse por ela, não teríamos energia necessária para realizar grande parte das tarefas do dia a dia.

Conheça os benefícios da vitamina B12 e em quais alimentos você pode encontrá-la:

Benefícios da vitamina B12

A vitamina B12 é conhecida por desempenhar um papel crucial na energia e na produção de glóbulos vermelhos, por isso é especialmente indicada para pessoas que sofrem de anemia. Esta vitamina ajuda no crescimento e combate o envelhecimento, além de ser frequentemente usada para aumentar o metabolismo.

A vitamina B12 também é importante na produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que são encontrados em níveis baixos em pessoas com depressão.

Além disso, a vitamina B12 cuida da mielina, um material gorduroso que cobre os nervos e ajuda na transmissão dos impulsos elétricos entre as células nervosas do corpo. Desta forma, não apenas teremos um corpo saudável, mas também uma mente com uma capacidade maior e uma boa estabilidade emocional.

A vitamina B12 reduz os níveis de homocisteína, que causa muitas doenças cardíacas. Em geral, o corpo gera pequenas doses de vitamina B12, por isso é importante contar com elementos externos para obter a quantidade necessária. A vitamina B12 é solúvel em água, portanto, uma dose maior pode ser facilmente eliminada na urina, sem maiores riscos para a saúde.

Alimentos com vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal. No caso de dietas vegetarianas é importante tomar um suplemento dessa vitamina para obter as doses adequadas. Alguns alimentos com essa vitamina são:

Frutos do mar

Ostras e mexilhões são alimentos ricos em vitamina B12. Eles podem ser cozidos de várias maneiras e também têm zinco, cobre e ferro, benéficos para a saúde.

Fígado

O fígado é outra fonte de vitamina B12 muito benéfica, especialmente o de cordeiro, carne bovina, vitela, alce, peru, pato e ganso.

Caviar

Esta deliciosa iguaria não pode ser consumida todos os dias, pelo seu preço e porque, em geral, é utilizada apenas para aperitivos. No entanto, se tivermos a oportunidade de consumi-los, não devemos desperdiçá-la, pois ele tem altas doses de vitamina B12.

Peixes

Além da vitamina B12, os peixes nos oferecem ácidos graxos ômega 3 e um alto valor proteico. A cavala tem os maiores valores dessa vitamina.

Caranguejo e lagosta

Continuamos com frutos do mar, embora estes sejam mais difíceis de consumir do que peixes. No vapor, cozido ou na sopa, eles são sempre uma opção requintada.

Carne de vaca

A carne bovina é um alimento rico em vitamina B12 por excelência. A carne vermelha também nos dá proteínas, zinco e ferro. De acordo com o corte da carne, vamos encontrar uma maior ou menor proporção de vitamina B12.

Queijo e ovos

O queijo tem vitamina B12, cálcio e proteínas, embora devamos consumi-lo com moderação, já que tem altas doses de gorduras. O queijo suíço tem a maior dose dessa vitamina. A gema do ovo é a parte que contém a maior quantidade de vitamina B12. Fonte: VIX*

Compartilhe!