Dicas da Gisa

Esta é a razão para alguns alimentos aliviarem sintomas mais intensos da TPM

Escrito por Pesquisa Web em 14 de Maio de 2019
[Esta é a razão para alguns alimentos aliviarem sintomas mais intensos da TPM]

Desequilíbrio hormonal, inchaços no corpo, cólicas e mudanças drásticas e repentinas de humor são alguns indícios que anunciam a chegada da menstruação. Informações do VIX*

Essas mudanças de humor compõem um quadro chamado de tensão pré-menstrual. Longe de ser "frescura", como muitas pessoas gostam de afirmar, a TPM é sentida por muitas mulheres duas semanas antes da menstruação devido a queda dos hormônios serotonina e estrogênio - que é comum no período pré-menstrual.

Mudanças alimentares

De acordo com a nutricionista Amanda Carbonelli, algumas pequenas mudanças na rotina são suficientes para aliviar a intensidade da TPM, entre elas, o consumo de alimentos que ajudem no aumento da produção de serotonina - hormônio ligado ao bem estar e ao prazer.

Tendo isso em mente, a nutricionista Patrícia Davidson listou uma série de alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM justamente por estimularem a liberação de serotonina no organismo.

Ela ressalta que nesse período pré-menstrual é comum as mulheres sentirem mais fome, especialmente por alimentos gordurosos ou com muito carboidrato. A recomendação é para controlar o impulso e focar nesses alimentos.

Alimentos que aliviam a TPM

Chocolate amargo - 70% ou mais

Mix de nuts

Banana com canela

Lascas de coco com chocolate amargo derretido

Café com chocolate amargo

Compartilhe!