Dias D´Ávila

Qualificação profissional transforma vida de comunidades de Dias D'Ávila

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 21 de Junho de 2018
[Qualificação profissional transforma vida de comunidades de Dias D'Ávila]

Parceria entre SENAI e prefeitura viabilizou cursos para moradores da barragem de Santa Helena, Leandrinho, Dias D'Ávila e Distrito de Biribeira.

Como todas as donas de casa, as irmãs Maria dos Anjos, 52, Elizabete, 43, e Maria Cleonice, 41, sempre prepararam as refeições para a família e acumulavam experiência na cozinha. Em meio à crise pela qual o país vem passando, pensavam em usar o conhecimento que tinham para melhorar o orçamento do lar, mas faltava-lhes embasamento técnico e noções de como gerir um pequeno negócio. Em 2017, porém, um curso para aprender a fazer salgados e folhados, ministrado pela SENAI, qualificou as mulheres da família Souza que, junto com vizinhas e amigas, se "empoderaram" e criaram uma cooperativa.

"Estamos começando ainda e todo começo é difícil, mas estamos cheias de vontade. E, quem tem vontade, vence", conta Elizabete, cheia de empolgação. O grupo está sendo apoiado pela prefeitura do município, que contratou o SENAI para ministrar os cursos de qualificação profissional e também dá suporte aos participantes articulando possibilidades de comercialização do que produzirem e até providenciando local adequado para o empreendimento funcionar.

"Nos frustra receber pessoas todos os dias na prefeitura buscando trabalho e não ter como absorver toda esta mão de obra. A qualificação profissional é um caminho muito mais interessante, pois além de possibilitar a geração de renda, dá autonomia para estas pessoas", afirma a secretária de Ação Social (Sedes) de Dias D'Ávila, Aleide Santos.

Ao todo, desde 2017, 80 mulheres e jovens foram beneficiados com os cursos, que contemplaram ainda a construção de móveis de pallets de madeira, produção de doces e compotas, biscoitos e sequilhos e produção de salgados e folhados nas comunidades da Barragem de Santa Helena, Leandrinho, Dias D'Ávila e Distrito de Biribeira. A partir de cada turma foi criada uma cooperativa de trabalho, que já produz e vende na região, seja em feiras, eventos ou por encomenda.

"Além de ensinar um ofício, os cursos também focam no empreendedorismo e na gestão dos negócios. Isso ajuda as pessoas a se organizarem para lidar com fluxo de caixa, por exemplo, e a ter planejamento, elementos fundamentais em qualquer empreendimento", explica a gerente do SENAI Camaçari (responsável pelos cursos), Eligiane Figueiredo.

Atual coordenador do grupo da Decor Pallets, formada por cerca de 20 jovens da Barragem de Santa Helena, Wanderley Santana, 23, participou do curso para a construção de móveis aproveitando material doado por empresas. Ele conta que, antes da capacitação, seus amigos estavam sem trabalho e sem perspectivas. "O curso despertou a motivação na juventude da nossa comunidade, que se engajou e começou a produzir. Fizemos uma exposição em que vendemos quase tudo. Compramos ferramentas para produzir mais", revela o rapaz, que agora faz faculdade e pensa em melhorar de vida.

Compartilhe!