Bahia

Estudantes de Praia do Forte apresentam projetos ao governador Rui

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 13 de Junho de 2019
[Estudantes de Praia do Forte apresentam projetos ao governador Rui]

Projeto dos estudantes Rian, Ester e Aisha. Foto: Carol Garcia /Secom

Com projetos que se destacaram na área do audiovisual, os estudantes Rian Santos Ribeiro, 17, Ester Nascimento, 18, e Aisha Cantuário, 16, do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado em Praia do Forte, no município de Mata de são João, foram recebidos, na última terça-feira (12), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, na Governadoria. Os alunos falaram sobre os projetos que envolve música, rádio e audiovisual e vem conquistando prêmios em todo o Brasil.

Entre os resultados, o projeto produziu sete vídeos sobre cultura e educação, que foram selecionados e apresentados, ano passado, na 13ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP). "Os temas dos vídeos foram baseados em como os alunos acham importante a inclusão da música e outras atividades culturais na nossa aprendizagem e que são desenvolvidas nas oficinas na escola", explicou a estudante Ester Nascimento. A participação no evento possibilitou que a escola fosse convidada para ingressar a Rede Kino (Rede Latino-Americana de Cinema e Educação).

Aisha Cantuário falou sobre esta conexão entre aprendizagem e audiovisual. "Por meio da linguagem audiovisual, discutimos temas como as relações de gênero e sexualidade e a inclusão de portador de deficiência visual na escola através da tecnologia digital, além de abordarmos linguagens artísticas como a dança, o teatro e a música e projetos na área ambiental", disse.  

A mais recente conquista da escola foi do estudante Rian Ribeiro que recebeu o prêmio RAP - Baixadores do Google For Education - Brasil 2019, na última terça-feira (11), em Brasília. O estudante conquistou a premiação pelo rap "Bem-vindo à nova era digital", que fala sobre como ferramentas do Google e do Google for Education, a exemplo do Google Classroom e G Suite for Education, promovem a inclusão digital e o acesso igualitário do conhecimento através da tecnologia.

"Foi uma experiência incrível poder compor uma música que une educação e tecnologia mostrando como pode ser utilizado nas escolas. E foi um desafio porque estava fora do meu contexto, que sempre fiz mais referências a livros.

Será algo que vou levar para vida. E agora como rapper embaixador tenho que mostrar para os jovens a importância da tecnologia como algo benéfico para a educação e aprimoramento do ensino na escola", contou Rian.

O governador Rui Costa destacou a importância da inclusão tecnológica nas escolas. "É fundamental que os estudantes estejam incluídos nesta nova era digital. E esse trabalho que integra a tecnologia com o aprendizado nas escolas tem nos interessado muito no planejamento da educação.

E uma das ações que nós queremos implantar é um grande reforço no aprendizado da língua inglesa, que poderá contribuir ainda mais com essa integração com as novas tecnologias em todo o mundo", disse.

Compartilhe!