Camaçari

Seduc realiza prestação de contas do 1° quadrimestre em audiência pública

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 19 de Junho de 2019
[Seduc realiza prestação de contas do 1° quadrimestre em audiência pública]

A secretária de Educação, Neurilene Martins, prestou contas do primeiro quadrimestre de 2019 das ações da Seduc, em Audiência Pública realizada no Teatro Alberto Martins, na terça-feira (18/06).

A responsável pela pasta iniciou a apresentação mostrando as metas do Plano Nacional de Educação – PNE, e salientou o trabalho da Secretaria em busca do cumprimento das mesmas.

Foi destacada a Jornada Pedagógica, que teve uma participação expressiva de docentes e não docentes, e alcançou cerca de 90% de aprovação dos participantes em relação a organização, palestrantes, conteúdo, metodologia, programação e material recebido nos diversos segmentos da educação.

A secretária falou também das parcerias com a PLAN, Parceria pela Valorização da Educação (PVE), Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Ford, Educar pra Valer, que são programas que vem auxiliando a Seduc na melhoria do Ensino e promovendo formação de docentes e não docentes, bem como mobilizadores sociais, além das parcerias com as secretarias de Cultura (Secult) e de Relações Institucionais (Serin), que também beneficiam e fortalecem a educação, dando oportunidades de aprendizado e formação para os cidadãos do município.

A gestora da pasta ainda discorreu sobre a produção do Referencial Curricular, também abordando o Projeto Pedagógico da Rede Municipal. Os dois são um marco histórico para o município e a partir desse documento o ensino nas escolas passa a ter uma regulamentação municipal.

Outro ponto importante, e bem recente, é a parceria que o Projeto Integração traz, com o financiamento do Banco de Desenvolvimento – CAF. Foi apresentado também o Plano Plurianual, que abrange de 2018-2021. A partir desse semestre, as escolas receberão Chromebooks, para auxiliar no ensino aprendizagem e promover um espaço virtual e interação com as tecnologias.

Ainda nesta audiência, foi apresentada a Expansão e Reestruturação da Rede de Ensino Infantil e Fundamental, que tem a intenção de qualificar a estrutura física de Centros Integrados de Educação Infantil (CIEI) e de Unidades de Ensino Fundamental em relação com as metas do Plano Municipal de Educação (PME) e conceitos da Educação Integral e Inclusiva na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, envolvendo, prioritariamente: Reforma de ampliação de 12 Centros Integrados de Educação Infantil (Creche e pré-escola); Reforma e ampliação de 8 unidades escolares de Ensino Fundamental – Anos Finais.

Ao final, a secretária falou sobre os processos seletivos que foram criados para suprir algumas necessidades de atendimento e acompanhamento específico nas Escolas do Município, como os cargos de Cuidador Social, Brailista, Intérprete de Libras, e também voltados para aumentar e valorizar a criatividade e produções artísticas, como o Projeto pedagógico com ARTE, que fez o Credenciamento de Fanfarras e uma parceria com a Secult, disponibilizando aos alunos formação em Teatro e Dança.

Compartilhe!