Camaçari

Seduc realiza 1º encontro para preparação das provas do Enem/Encceja 2019

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 15 de Junho de 2019
[Seduc realiza 1º encontro para preparação das provas do Enem/Encceja 2019]

O evento reuniu professores, candidatos e treineiros. Foto: Victor Matos

Com o objetivo de reunir estudantes de escolas públicas ou que não estão frequentando regularmente as escolas, assim como pessoas interessadas em obter uma certificação de Ensino Fundamental ou Médio e candidatos que desejam ingressar no Ensino Superior, a Secretaria de Educação (Seduc) realiza o Projeto “Mais e Melhor Enem e Encceja”, que integra o Programa “Mais e Melhor Educação”.

O evento, que aconteceu no Teatro Alberto Martins, na quinta-feira (13/06), e reuniu professores, candidatos, treineiros e demais pessoas da comunidade que se inscreveram, marcou a abertura das ações que serão realizadas com o objetivo de contribuir para a preparação dos candidatos que prestarão os exames com aulas, dinâmicas e abordagem de conteúdos pertinentes às avaliações e esclarecimento das principais dúvidas.

Wilma de Jesus Conceição, uma das candidatas para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aprovou a iniciativa. “Fiquei muito interessada pela palestra porque, pelo tema, vi que seria uma preparação do meu psicológico, que ajudaria a entender melhor como estudar, porque às vezes a gente estuda, estuda e não sabe nada, pois não se prepara da maneira certa.

Já estou estudando e me preparando para o Enem, buscando todas as oportunidades gratuitas que o município oferece e até preparação online também, então receber um direcionamento desse tipo vai ser muito proveitoso para mim”, avaliou.

Como palestra principal, o professor Ricardo Andrade, de forma dinâmica e descontraída, abordou o tema “Neurociência: como o cérebro aprende”, e trouxe questões de atividade de estímulos cerebrais, rotina de estudo, cuidados com o sono, entre outras abordagens numa interação bem dinâmica com o público ouvinte.

A Faculdade Pitágoras, que instalou-se recentemente em Camaçari, também se fez presente com o intuito de contribuir para capacitação da população de forma efetiva. “Fechamos inicialmente 10 aulas, sendo cinco para Enem e cinco para Encceja, com professores com título de mestrado e doutorado” disse a coordenadora da Pitágoras, Erica Helena Avdzejus.

No final do evento, Erisson Paulo, outro candidato, ressaltou: “hoje foi bastante interessante e objetivo. O palestrante deu dicas importantes de memorização e frisou a importância de aprender em vez de decorar. Estou na expectativa para as próximas aulas, tenho certeza que vou aprender novas coisas que me ajudarão a fazer uma ótima prova”.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, participou do evento e frisou que a ação demonstra o compromisso de governo e responsabilidade social. “Camaçari possibilita aos seus munícipes caminhar rumo a ‘Uma Educação Mais e Melhor’ através de ação de incentivo e preparatório”, destacou a gestora.

Próximos encontros:

Preparatório para o Encceja – 17.07 às 19h (Colégio São Tomaz de Cantuária)

Preparatório para o Enem – 27.07 às 9h (Colégio São Tomaz de Cantuária)

Compartilhe!