Camaçari

Camaçari abriga edição do Projeto Teatro para Todos com cultura e bem estar

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 24 de Maio de 2019
[Camaçari abriga edição do Projeto Teatro para Todos com cultura e bem estar]

A Praça da Matriz de Abrantes receberá cinco espetáculos teatrais gratuitamente, além de abrigar a Feira da Sé e stand de avaliação de saúde.

 Arte, cultura, bem estar e saúde na rua, gratuitamente. É o que oferece o projeto Teatro para Todos, que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, na Praça da Matriz, em Abrantes, Camaçari. O público poderá conferir aos espetáculos Fanta e Pandora, O Corrupto, #GastandoAmor, É Das Palhaças que Eles Gostam Mais, além de desfrutar da Feira da Sé e acesso à exames de glicemia e medição de pressão arterial.

A iniciativa foi idealizada pela Maré Produções Culturais, com realização por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania do Governo Federal, com patrocínio da Hapvida.
 
Já tendo passado por Salvador e Feira de Santana, movimentando um público de todas as idades, o projeto Teatro para Todos leva para rua atividades culturais, promovendo a aproximação de espectadores que nem sempre tem acesso à espetáculos ou apresentações artísticas com frequência.

Além de levar teatro para rua, o projeto convida a Feira da Sé, iniciativa que reúne mais de 20 empreendedores criativos de Salvador e da região metropolitana, expondo produções próprias em moda, bijuterias, objetos de decoração, alimentação, obras de arte, livros entre outros.
 
Teatro para Todos – Humor, leveza, música e crítica social darão o tom da programação da edição Camaçari do projeto Teatro para Todos. No sábado, dia 25 de maio, às 16h, os atores Daniel Farias e Talis Castro encenam a peça #GastandoAmor, um texto jovem sobre as relações afetivas contemporâneas.

Na sequência, é a vez da peça É Das Palhaças que Eles Gostam Mais, da trupe Nariz de Cogumelo, às 17h, trazendo muito humor e o universo da palhaçaria para dialogar com um público de todas as idades. No domingo, dia 26 de maio, o projeto chega a sua reta final com nova apresentação de #GastandoAmor, às 16h, O Corrupto, do ator Frank Menezes, dando uma aula sobre o jeitinho brasileiro e encerrando às 18h30 com Fanta e Pandora, as duas personagens lendárias da comédia A Bofetada, da Cia. Baiana de Patifaria.
 
Em #GastandoAmor, o amor na era digital é o que conduz a narrativa do espetáculo, que nos estimulará o riso e a alegria, através de cenas irônicas e de duplo sentido, e canções de amor. Misturando realidade e ficção, Daniel Farias e Talis Castro trazem como referência para esse projeto – tanto no texto quanto na questão visual, cenário - os programas de verão da MTV dos anos 1990, TED Talk, sarau e vídeos da internet.

Em um formato dinâmico e interativo a montagem mistura música, teatro e poesia, além de referências literárias e cinematográficas para falar sobre as transformações dos relacionamentos atuais e a ressignificação dos velhos dilemas deste assunto infinito: aproximação, distanciamento e redes sociais são abordados com muito bom humor em um clima romântico e descontraído, mas sem deixar de tocar em temas atuais e delicados como poliamor, família, machismo e violência contra a mulher.
 
Em seguida, o público mergulha universo da palhaçaria com É Das Palhaças que Eles Gostam Mais, do grupo Nariz de Cogumelo. De maneira bem-humorada, quatro palhaças vestidas apenas com toalhas entram em cena e convidam eles, os espectadores, a "descobrirem" das formas mais inusitadas o universo das mulheres-palhaças e o que as torna tão especiais.  Números clássicos de circo e arte de rua ganham um novo olhar com a ousadia debochada e a feminilidade bem-humorada das palhaças, que mostram ao público porque, afinal, é delas que eles gostam mais.

Já Frank Menezes, que participa da série Cine Holliúdy, leva sua bem sucedida peça "O Corrupto", que foi escrita pelo ator e que não para de ser renovada, graças ao momento atual do país. Mas não pense que no espetáculo ele fala só de política. No espetáculo, o artista encarna um professor de corrupção, que dá dicas de como atuar nos mais variados ramos: religioso, empresarial, jurídico, na comunicação e mesmo no dia a dia comum a todos.
 
Fala dos políticos, é claro, mas fala também da corrupção perpetrada por líderes espirituais de várias religiões, da corrupção nas instituições públicas e nas empresas privadas, nos meios de comunicação e das pequenas corrupções do dia a dia, aquelas toleradas sem dores de consciência pelo cidadão comum, como estacionar na vaga de deficientes, furar fila e outras tantas "coisinhas".
 
Encerrando o domingo, o público vai encontrar as personagens Fanta e Pandora, da comédia A Bofetada, da Cia. Baiana de Patifaria, mais longeva montagem teatral baiana, com estreia em 1988. O público vai conferir um espetáculo com as personagens, encarnadas pelos atores Lelo Filho e Rodrigo Villa, que vão mostrar sua capacidade de improviso a partir do texto concebido pelos escritores paulistas Miguel Magno e Ricardo de Almeida.
 
A rapidez com que os dois atores que interpretam Fanta e Pandora levam para o palco o dia-a-dia do país e do mundo, através de improvisações, fazem com que o efeito do espetáculo seja arrebatador. A relação que se estabelece com o espectador é tão empática que, quando ele menos percebe, já está em cima do palco sob a batuta das hilárias professoras. 
 
Programação Completa
TEATRO PARA TODOS - VIVA A RUA

Dia 25 de maio
#GastandoAmor, às 16h.  É das palhaças que eles gostam mais, às 17h.
 
Dia 26 de maio
#GastandoAmor, às 16h. O Corrupto, de Frank Menezes, às 17h. Fanta e Pandora, da Cia. Baiana de Patifaria, às 18h30
 
Entrada franca
Local: Praça da Matriz de Abrantes - Camaçari
 
REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIDADANIA e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Compartilhe!