Ciência e Saúde

Molusco contagioso é comum em crianças e pode ser tratado de 4 maneiras

Escrito por Pesquisa Web em 13 de Março de 2019
[Molusco contagioso é comum em crianças e pode ser tratado de 4 maneiras]

Já notou bolhas indolores e transparentes na pele? Pois saiba que elas podem ser os famosos "moluscos", condição que afeta especialmente as crianças. A seguir, entenda o que, riscos e tratamento:

Molusco contagioso: o que é

Infecção viral comum em crianças, molusco contagioso é caracterizado por pequenos nódulos da cor da pele que muitas vezes são confundidos com verrugas simples. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é causado pelo poxvírus, um parente da varíola.

O que são

As lesões causadas por molusco contagioso surgem nas áreas mais sensíveis da pele, em forma de pequenas pápulas brilhosas da cor da pele, translúcidas e indolores. Podem estar isoladas ou agrupadas, serem de variados tamanhos e terem como característica principal a presença de umbilicação central.

Os nódulos nem sempre são numerosos e geralmente são localizados no tronco, mas podem aparecer também em qualquer outra parte do corpo.

O que causa molusco contagioso

Como pega?

O contato direto é a forma de contágio mais comum deste tipo de infecção. O vírus pode se espalhar por meio de contato com objetos contaminados, como peças de roupas ou toalhas, por exemplo, e também através de relações sexuais.

O molusco contagioso é mais frequente entre pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e em crianças, especialmente as alérgicas e as que têm a pele seca.

Sintomas

Pequenos nódulos brilhantes, indolores e da cor da pele

Lesões em formas de linhas na pele

Coceira na região afetada

Lesões nos genitais (no caso de infecção em adultos)

Tratamento

O molusco contagioso normalmente desaparece sozinho em meses ou anos, sem necessidade de tratamento, em indivíduos saudáveis e com produção normal de anticorpos. O tempo de cura varia de acordo com a pessoa.

No caso das crianças, que geralmente frequentam creches e escolas, a remoção das lesões tende a ser indicada para evitar o contágio.

Extração manual

A remoção do molusco contagioso é um dos procedimentos indicados e deve ser realizado por um profissional habilitado.

Remoção cirúrgica

A retirada por raspagem, curetagem, congelamento ou eletrocirurgia com agulhas é outra opção de tratamento.

Medicamentos

Remédios utilizados para remover verrugas (normalmente em spray) podem auxiliar na remoção de lesões maiores.

Creme

O Imiquimode, um quimioterápico tópico, pode ser empregado como coadjuvante na terapia para tratar lesões muito pequenas, nas quais a remoção mecânica se torna inviável. Fonte: VIX*

Compartilhe!