Ciência e Saúde

Manchas vermelhas no rosto pode ser sinal de lúpus

Escrito por Pesquisa Web em 12 de Março de 2019
[Manchas vermelhas no rosto pode ser sinal de lúpus]

Manchas vermelhas na pele, em formato de borboleta no rosto, febre, dor nas articulações e cansaço são sintomas que podem indicar lúpus. O lúpus é uma doença que pode se manifestar a qualquer momento e depois da primeira crise, os sintomas podem se manifestar de tempos em tempos e por isso o tratamento deve ser mantido por toda vida.

Geralmente as mulheres negras são as mais afetadas e além destes sintomas também podem estar presente queda do cabelo em determinadas regiões da cabeça, feridas dentro da boca, erupção avermelhada no rosto após exposição solar e anemia. No entanto, essa doença também pode afetar os rins, o coração, o sistema digestivo e causar convulsões.

O que é lúpus

O lúpus é uma doença auto-imune, na qual o sistema imunológico do paciente passa a atacar células do próprio corpo, causando sintomas como manchas vermelhas na pele, artrite e feridas na boca e no nariz. Essa doença pode ser descoberta em qualquer fase da vida, mas o mais comum que é o Lúpus seja diagnosticado em mulheres entre os 20 e 35 anos de idade.

Quando existe suspeita de que se pode ter lúpus é recomendado consultar um reumatologista, pois ele precisa avaliar os sintomas referidos e fazer exames de sangue ou urina, por exemplo, que ajudam a confirmar o diagnóstico.

Porém, nem sempre estes sinais e sintomas não são suficientes para determinar que é lúpus, porque existem outras doenças, como rosácea ou dermatite seborreica, que podem ser confundidas com lúpus. Por isso, o exame de sangue é uma das ferramentas mais úteis para o médico confirmar o diagnóstico e determinar o tratamento correto.

Exames para diagnosticar lúpus

Desta forma, os exames pedidos pelo médico completam as informações necessárias para determinar o diagnóstico, caso se trate de lúpus. Nesses casos, as alterações que indicam a doença são:

Excesso de proteínas em vários exames de urina seguidos;

Diminuição do número de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, no exame de sangue;

Leucócitos com valor inferior a 4.000/mL no exame de sangue;

Diminuição do número de plaquetas em pelo menos 2 exames de sangue;

Linfócitos com valor inferior a 1.500/mL no exame de sangue;

Presença de anticorpo anti-DNA nativo ou anti-Sm no exame de sangue;

Presença de anticorpos anti-nucleares acima do normal no exame de sangue.

Além disso, o médico também pode pedir outros exames de diagnóstico como Raio X do tórax ou Biópsia renal, para identificar se existem lesões inflamatórias nos órgãos, que possam estar sendo causadas pelo lúpus.

Quem pode ter lúpus?

O lúpus pode surgir em qualquer momento devido a fatores genéticos ou devido ao uso de alguns medicamentos, como antibióticos ou remédios para a pressão alta, por exemplo.

No entanto, a doença é mais comum em mulheres, pessoas com idade entre os 15 e os 40 anos, assim como em pacientes de raça Africana, Hispânica ou Asiática.

Lúpus é contagioso?

O lúpus não é contagioso, pois é uma doença auto-imune, provocada por mutações no próprio organismo que não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. Fonte: Tua Saúde*

Compartilhe!