Ciência e Saúde

Chá-verde ou de hibisco não fazem efeito se você consome desta forma

Escrito por Pesquisa Web em 10 de Outubro de 2018
[Chá-verde ou de hibisco não fazem efeito se você consome desta forma]

Tanto o chá verde como o chá de hibisco são bebidas repletas de nutrientes que podem trazer muitos benefícios para a saúde. Mas os efeitos de ambos os chás só pode ser desfrutados se consumido de uma forma ideal.

Benefícios do chá verde
O chá verde é rico em substâncias antioxidantes, estimulantes (cafeína), vitaminas e minerais. Estudos indicam que ele pode ajudar a combater doenças cardíacas e até câncer, pois atua reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL), abaixando a pressão cardíaca e reduzindo tumores cancerígenos. Talvez o benefício mais conhecido e procurado da erva seja sua propriedade emagrecedora, a plantinha ajuda bastante na redução dos excessos de gordura abdominal.

Benefícios do chá de hibisco
A bebida possui propriedades diuréticas, diminui a retenção de líquido e é responsável pelo controle do sistema gastrointestinal. Por isso, é uma grande aliada de quem quer emagrecer. Mas os benefícios da flor de hibisco vão além. Rica em vitamina C e flavonoide, a flor é responsável pelo combate de radicais livres e ainda ajuda na prevenção da gripe.

Como NÃO consumir?
De acordo com a fitoterapeuta e naturóloga, Ana Arruda, uma das principais regras para um chá ou infusão repletos de nutrientes é consumi-los frescos, uma vez que o efeito terapêutico da bebida se perde ao longo das horas pela oxidação dos componentes. Portanto, se preparar a bebida de manhã, o ideal é tomá-la até, no máximo, depois do almoço.

Além disso, colocar o chá na geladeira ou prepará-lo gelado pode retardar ou até acabar com os princípios ativos da bebida. Se for consumir gelado, o ideal é submeter a planta a algum tipo de aquecimento antes, pois extrair nutrientes usando água fria é ineficiente.

Como consumir
Conforme a especialista, o modo de preparo certo é por infusão (quando a água ferve e depois o ingrediente é adicionado em infusão por 5 minutos) ou decocção (quando o item é fervido junto com a água por 7 minutos e abafado em descanso) dos ingredientes de forma separada. Fonte: VIX*

Compartilhe!