Artigo

04 dicas rápidas para se tornar um leitor

Escrito por Bárbara Sá em 29 de Maio de 2019
[04 dicas rápidas para se tornar um leitor]

É muito difícil encontrar uma pessoa que se diz leitora. Isso se dá por diversos casos, mas a maioria acredita não ser capaz de ler livros ou não conseguem encontrar tempo hábil em sua rotina para encaixar este hábito. Ser leitor auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo com que as pessoas tenham um relacionamento melhor no trabalho e também com as pessoas com quem convive.

Quanto mais se pratica, melhor leitor será. E por melhor leitor digo que será mais fácil compreender o que se lê e a velocidade de leitura aumentará gradualmente. Além disso, o potencial comunicativo e argumentativo do indivíduo tem um crescimento considerável que irá ajudá-lo em diversos âmbitos da vida.

Para ser um leitor é preciso que você descubra, anteriormente, o que te impede de ser um leitor hoje; seria a falta de tempo? De dinheiro… Problemas para compreensão da leitura. Com esses problemas diagnosticados você vai descobrir a melhor maneira de inserir este hábito na sua vida.

  1. Pratique e seja ativo

A leitura nada mais é do quê prática. Comece estabelecendo uma meta diária. Trinta minutos de leitura, todos os dias, podem trazer um benefício tremendo. Você pode começar escolhendo livros que despertem seu interesse no âmbito de não-ficção ou livros de ficção que se encaixam nos mesmos gêneros dos filmes e séries que você mais curte. Uma boa também é interagir com a leitura, grifar, marcar as frases favoritas, escrever sua opinião sobre o que está lendo. Tudo isso auxilia na prática da leitura.

  1. Procure pelo novo

Depois de um tempo é sempre bom procurar novos desafios, e é aí que você vai encontrar mais algumas barreiras para serem quebradas. Busque por livros que você nunca imaginou gostar e se esforce para concluir essas histórias. Serão leituras mais lentas, mas que te darão bagagem para se arriscar cada vez mais e, por vezes, acabar descobrindo gostos que nunca imaginou.

  1. Se sinta confortável

Descubra quando e onde você se sente mais confortável para ler. Eu, por exemplo, adoro ler pela manhã e descobri isso testando diversos horários. Faça isso por você mesmo. Descubra qual lugar da sua casa ou da rua é mais confortável para a leitura e em qual horário sua mente está mais tranquila para se dedicar a este hábito.

  1. Faça da leitura uma constante

Esteja constantemente com um livro para ser lido. Não adianta ler um livro e parar por duas semanas para ler outro. Especialmente no começo da criação de um hábito, a constância é o que faz com que ele se fixe em sua mente. Separe um tempo diário para a leitura e se dedique a ela, assim você vai se acostumar e quando perceber estará se dedicando aos livros inconscientemente.

Ficou com vontade de mergulhar na leitura? Aproveita e convida um amigo para embarcar nesta prática junto contigo, tenho certeza que vocês vão mergulhar em histórias incríveis e viver uma jornada maravilhosa. Volta aqui depois e me conta como foi essa experiência.

Sobre mim: Barbara Sá tem 24 anos, é formada em Licenciatura em Letras pela UNIFACS e há sete anos fala sobre livros na internet. No final de 2018 publicou seu primeiro conto, intitulado ‘Aconteceu no Natal’, numa plataforma digital que teve uma desenvoltura estupenda para uma primeira publicação.Você facilmente pode encontrá-la lendo um bom livro ou assistindo algum filme de romance.

Blog: www.segredosentreamigas.com.br/

YouTube: http://youtube.com/BarbaraSaful/

Instagram: http://instagram.com/segredosamigas

Facebook: http://facebook.com/SegredosEntreAmigas

Compartilhe!