Bem vindo, Camaçari, 21 de Julho de 2018

Secretário de Segurança vai proteger área de futuro parque em Camaçari

Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação - Meio Ambiente - 10 de Julho de 2018

Reunião foi realizada no gabinete do Secretário de Segurança Pública (Foto: Divulgação)

O Secretário de Segurança do Estado, Maurício Teles Barbosa, disse, ontem (9/7), que vai precisar de “engajamento” e “respaldo técnico” para atuar em conjunto com a Prefeitura de Camaçari e órgãos ambientalistas com o objetivo de preservar e impedir a devastação do meio ambiente na área do futuro Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes, que abrangerá o Corredor Ecológico formado pelas dunas de Busca Vida, Abrantes e Jauá, no Litoral Norte da Bahia.

Na reunião que transcorreu em seu gabinete, em Salvador, na manhã desta segunda-feira, com representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil de Camaçari, o Secretário disse que pretende reunir-se com autoridades municipais, dirigentes de órgãos ambientalistas e representantes do Ministério Público do Estado para definir o que será feito e de que maneira.

Conversaram com o Secretário o deputado federal José Carlos Araújo e o vereador de Camaçari Gilvan Souza, ambos do PR, e os representantes do SOS Dunas de Abrantes e Jauá, Marcos Anunciação, presidente da Associação Cultural e Inclusão Social (ACIS), de Abrantes, e Ana Maria Mandim, jornalista e presidente da Associação dos Moradores da Rua Aquarius e da Via Parque (AVP), de Jauá.

Indicação

O vereador Gilvan Souza disse ao Secretário que as comunidades esperam a ajuda da Secretaria de Segurança para solucionar problemas de depredação ambiental e explicou que a ação para isso precisa ser contínua e eficaz. O vereador entregou ao Secretário Maurício uma indicação que fez, aprovada por unanimidade, na Câmara de Camaçari, em que pleitea a instalação de uma unidade da Polícia Ambiental no município.

Dunas de Jauá

A jornalista Ana Maria Mandim relatou ao Secretário de Segurança o esforço para proteger o meio ambiente que vem sendo feito pelas comunidades de Jauá, Abrantes e Busca Vida, que o SOS Dunas representa.

Entre as iniciativas tomadas destaca-se o relançamento, em Audiência Pública em 5 de maio último, em Jauá, do parque ecológico criado há 41 anos pelo então prefeito de Camaçari, Humberto Ellery, com o Decreto nº 116/77. A jornalista destacou que, se esse parque, de 700 ha, tivesse sido implantado na época, a devastação do meio ambiente não teria ocorrido.

A luta pela implantação do parque recebeu pleno apoio do prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM), do vereador Gilvan Souza, da Câmara de Camaçari, e do deputado estadual Marcelino Galo (PT), que convocou a audiência e é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia.

Em Abrantes, comunidade nas dunas

Marcos Anunciação, da ACIS, disse que, aos poucos, a comunidade de Abrantes, especialmente da região humilde de Fonte da Caixa, bairro do Distrito de Abrantes, volta a frequentar as dunas da região, antes território disputado por traficantes.

Hoje, crianças e adultos da comunidade de Abrantes e Jauá, estudantes e professores de Abrantes, Jauá e Salvador fazem trilhas nas dunas, transitando pelas areias e admirando ninhos de pássaros, orquídeas e outros exemplares da fauna e flora das dunas. Abrantes é distrito de grande importância histórica. Recebeu a Corte Portuguesa, nos primeiros séculos após a descoberta do Brasil.

Outras Notícias:

Meio Ambiente
Escrito por: Camaçari Notícias
12 de Julho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Metro 1
09 de Julho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
27 de Junho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
25 de Junho de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Sheila Barretto
21 de Junho de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Você avalia o governo Rui Costa positivamente em qual setor?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida