Bem vindo, Camaçari, 16 de Dezembro de 2018

Anatel diz que cobrança indevida de dados 4G é responsabilidade das operadoras

Escrito por: Pesquisa Web - Tecnologia - 07 de Agosto de 2018

A Anatel revelou que a cobrança indevida de dados móveis 4G é de responsabilidade das operadoras. Diversos usuários vêm reclamando há bastante tempo sobre o problema, afirmando que os descontos são feitos dos créditos mesmo com o serviço desligado.

"Cabe às prestadoras corrigir eventuais questões técnicas ou operacionais que têm ensejado o repasse deste tipo de cobrança ao usuário", respondeu a Agência Nacional de Telecomunicações. Em nota, a Vivo disse que o consumo existe devido a uma característica dos smartphones que, mesmo com o 4G desligado, continuam trocando dados com a operadora. A prestadora informou, ainda, que desde o início do ano não cobra pelo gasto dos primeiros 100 KB, mas que é recomendado mudar da conexão 4G para 3G como garantia de que não haverá desconto.

Já a Oi disse que o tráfego de dados é uma característica da tecnologia 4G e que a empresa possui mecanismos internos para evitar o problema. A TIM e a Claro afirmaram que seus clientes não sofrem do problema. Um levantamento realizado pela Anatel mostra que, em 2017, foram registradas 11.335 reclamações de gasto indevido. Entre janeiro e junho deste ano, o total já é de 2.790 registros

Se você estiver passando pelo problema, é preciso registrar uma reclamação no site da Anatel, no aplicativo ou pelo telefone (1331 ou 1332 para deficientes auditivos).

Fonte: UOL

 

Outras Notícias:

 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida