Bem vindo, Camaçari, 17 de Novembro de 2018

Edital de ingresso para UFBA em Camaçari será disponibilizado em agosto

Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação - Educação - 12 de Julho de 2018

O edital de ingresso para o curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação será disponibilizado no início de agosto pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Camaçari, e as aulas devem iniciar em setembro. As notícias foram dadas na manhã desta quinta-feira (12/7) pela diretora pro tempore do campus do município, Valterlinda Oliveira, durante reunião com a secretária de Educação, Neurilene Martins, que comemorou as novidades.

Na ocasião, a diretora do campus explicou ainda que o processo de inscrição será informatizado e a seleção será com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O encontro teve por objetivo falar sobre os últimos detalhes para o funcionamento da UFBA no município que, temporariamente, vai se instalar na Cidade do Saber. No momento, o local passa por reforma estrutural a fim de atender às necessidades dos alunos e da própria instituição. As obras seguem o cronograma previsto.

As atividades da UFBA começam com a oferta inicial de 100 vagas do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação, visto que a universidade segue o modelo de formação por ciclos, sendo o BI o primeiro passo, com duração de três anos. Ao concluir, os alunos poderão escolher entre cursos na área de engenharia. Do total de oportunidades ofertadas no edital, 50% são para ampla concorrência e a metade restante às cotas. Além dessas, mais duas serão disponibilizadas para membros de comunidades quilombolas, totalizando 102 vagas.

Desde março, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a UFBA e a Prefeitura de Camaçari, a universidade tem se dedicado a cumprir trâmites burocráticos e administrativos, a exemplo da formação do corpo docente, para que as aulas iniciem com brevidade.

A autorização para implantação do campus da UFBA em Camaçari foi publicada no dia 23 de março, no Diário Oficial da União de nº 57. A sede definitiva da instituição será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

A secretária, Neurilene Martins, lembra que "a chegada da Universidade Federal da Bahia fortalece o polo educacional que tem se formado no município e reflete o nosso esforço para transformar e qualificar a educação em Camaçari", concluiu.

Além da Universidade Federal da Bahia, outras instituições de ensino superior já estão em funcionamento na cidade com a oferta de cursos à distância. Faculdades como a Unicesumar, Unifacs e Unopar são exemplos, e já contam com polo de ensino em Camaçari, ampliando ainda mais as oportunidades da população cursar uma graduação.

Outras Notícias:

Educação
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
16 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Educação
Escrito por: Camaçari Notícias
16 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Educação
Escrito por: Sheila Barretto
15 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Educação
Escrito por: Pesquisa Web
14 de Novembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida