Bem vindo, Camaçari, 23 de Outubro de 2018

Renascer Alcoólicos Anônimos ajudando vidas a superar o alcoolismo

Escrito por: Camaçari Notícias - Ciência e Saúde - 04 de Julho de 2015

Reconhecer que necessita de ajuda e que é um dependente alcoólico é o primeiro passo para a recuperação da vida e autoestima. Em Camaçari, o grupo de autoajuda, Renascer de Alcoólicos Anônimos, que funciona a mais de 30 anos vem contribuindo com a recuperação e o resgate de pessoas que antes viviam a margem da sociedade, por causa do uso constante do álcool.


A pessoa que assume o desejo e a responsabilidade de iniciar o tratamento contra o álcool deve está disposto a frequentar as reuniões que acontecem todos de segunda a sábado na sede da entidade. Os encontros que inicia às 19h, conta com a presença de alcoólicos de que maneira anônima conversam sobre experiência e juntos aprendem que a lidar com a dependência.


A doença chamada alcoolismo não tem cura, mas existe um tratamento que oferece ao dependente uma chance de lutar contra a vontade descontrolada de ingerir a bebida alcoólica. Muitas pessoas têm encontrado no AA uma maneira de driblar o consumo excessivo e recuperar a vida, e o convívio social como a família, amigos e no trabalho.


Um alcoólico anônimo, hoje um homem cheio de vida e dedicado ao trabalho realizado pelo grupo Renascer Alcoólico Anônimo de Camaçari, visitou a redação do jornal Camaçari Notícias e nos contou um pouco de sua história. Cada palavra proferida pelo anônimo soava com grande emoção ao lembrar que outrora se encontrava em um estágio avançado da dependência do álcool e agora em recuperação, ajuda outras pessoas a se livrar da doença.


Testemunho - “Antes de iniciar o tratamento no AA de Camaçari, eu procurei algumas religiões que me ajudasse a sair do mundo do álcool, mas não obtive êxito. Na irmandade, aprendi que não há uma fórmula que ensine um alcoólatra a beber, ou para de beber ou morre. No inicio do tratamento encontrei um amigo que me contou um pouco da experiência dele com o álcool e que através da bebida tinha perdido a família, trabalho e os amigos. Durante essa conversa eu imaginei que ele estivesse descrevendo sobre a minha vida e ao final do relato ele pronunciou a seguintes palavras: Eu sou um alcoólatra.


Ao ver aquele homem, eu não imaginava que ele afirmaria que era um alcoólatra, pois estava muito bem vestido e bem apresentado. Essa verdade foi um choque muito grande, pois eu também tinha me identificado com a história dele, mas ainda não estava pronto para afirmar que era um alcoólatra.
Participei da primeira reunião na Renascer do Alcoólicos Anônimos convicto de que precisava aprender a beber socialmente. Com o tempo, participando do grupo, fui também me identificando com outras histórias e sentir o desejo de me entregar de vez ao tratamento e reconhecer que era um alcoólatra e precisava de ajuda.


Família - Foi difícil aceitar a derrota por completo e tomar a decisão que mudaria a minha vida e a vida da minha família. Eu estava desacreditado pela minha própria família, pela minha filha, que na época era uma criança, mas que entendia quando eu estava em estado de embriagues. Eu cheguei ao AA, desta maneira, sem credibilidade, tinha perdido várias chances de emprego e a sociedade já não me via com bons olhos.


Hoje em recuperação, minha filha tem o prazer de estar comigo, as pessoas que antes me marginalizavam, hoje tem orgulho de vê como estou e de que forma eu enfrentei a doença. O AA me devolveu a vontade de viver e mostrou que se eu tiver força de vontade eu venço os desafios, também, ajudando pessoas a recuperar a vida e o tempo perdido.


Sou alcoólico e estou há seis anos e tenho 24 horas sem consumir bebida alcoólica".


Renascer Alcoólico Anônimos fica localizado na Rua Costa Pinto, ao lado da loja Insinuante, localizada no Centro em Camaçari. As reuniões acontecem de segunda à sábado as 19h.

 

Outras Notícias:

Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
23 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
23 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
22 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
22 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Sheila Barretto
19 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
19 de Outubro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida