Ir para a capa Entrar em contato
    Buscar por:
    Web
    Camaçari Notícias
Camaçari, 23 de Outubro de 2014

Você se sente preparado para uma situação real de vazamento de gás no Polo Industrial de Camaçari?









SAÚDE
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2014

Previna-se!Descubra quem pode e como é possível se vacinar contra o HPV

*Bolsa de Mulher

Doença sexualmente transmissível, o HPV (Papiloma Vírus Humano) pode causar mais de 100 tipos de infecções e entre elas está o câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres, atrás apenas do de cólon e reto e mama. Mas, a vacina que combate o vírus já existe e agora faz parte do SUS.

Como prevenir o HPV

Além do uso da camisinha, que é a melhor medida para evitar doenças sexualmente transmissíveis, existem dois tipos de vacinas para HPV que combatem os vírus e previnem a doença. A primeira delas é a bivalente, que serve para os vírus 16 e 18; e a segunda é a quadrivalente, que ainda inclui os do tipo 6 e 11.

Quem pode tomar

Antes disponíveis apenas por altos valores em clínicas particulares, agora as vacinas fazem parte do calendário de saúde do SUS. A vacinação gratuita será feita em meninas de 9 a 13 anos. O Ministro da Saúde afirma que as pré-adolescentes estão sendo priorizadas pois este é o grupo de risco que apresenta maiores resultados positivos. “Esta é a faixa-etária em que a vacina contra HPV tem a melhor resposta. Nesta fase, a menina pré-adolescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero”, explicou.

Porém, aquelas que não se enquadram no grupo que vai receber a vacina de HPV de graça podem optar por pagar. A aplicação pode ser feita em clínicas e hospitais particulares e o preço varia de R$200,00 a R$400,00 cada dose.

Como tomar a vacina de HPV pelo SUS

A vacina contra o HPV passa a ser aplicada pelo SUS a partir de 10 de março em meninas entre 11 e 13 anos. A informação é do Ministério da Saúde, que ainda afirma que: “a meta é vacinar 80% do público alvo, formado por 5,2 milhões de meninas”.

O programa será dividido em três etapas. Na primeira delas, que começa em março, serão vacinadas meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em 2015, o programa prevê a imunização de pré-adolescentes entre 9 e 11 anos. Na terceira e última fase, a vacinação atinge garotas com 9 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é dividida em três doses. Sendo a segunda aplicada depois de seis meses da primeira e a terceira, cinco anos depois.

Para tomar a vacina contra HPV é só ir até uma rede pública de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade.

Vacina contra HPV nas escolas

Além dos postos de saúde, a vacina de HPV também poderá ser disponibilizada nas escolas. A parceria deve acontecer com as secretarias estaduais e municipais de educação. “A experiência mundial mostra que, quando combinamos vacinação com ambiente escolar, são alcançadas maiores coberturas”, ressaltou Padilha.

  


Voltar



  • Para receber notícias basta digitar seu e-mail


www.camacarinoticias.com.br     -     © Todos os direitos Reservados        -
Click5 - Marketing e Soluções Interativas