Ir para a capa Entrar em contato
    Buscar por:
    Web
    Camaçari Notícias
Camaçari, 19 de Setembro de 2014

O que você acha pior em uma campanha eleitoral?








CAMAÇARI
Terça-feira, 19 de Abril de 2011

Senai de Camaçari oferece cursos gratuitos

Henrique da Mata/CN1

Henrique da Mata

Para Enoque, todos interessados devem se cadidatar, apesar dos requisitos.
A qualificação profissional tem sido apontada pelas pesquisas como uma saída para quem está em busca do primeiro emprego. Quando se fala de falta de oportunidade no mercado de trabalho é a falta de qualificação uma das principais queixas dos empregadores. Atualmente, uma das instituições que mais capacita jovens e adultos é a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que está oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos em seis áreas diferentes na unidade de Camaçari.
As vagas são para auxiliar de eletricista de automóveis, caldeiraria, eletricidade predial e industrial, inspetor de qualidade, manutenção mecânica e montagem de andaimes. O curso de auxiliar de eletricista de automóveis faz parte do Curso de Qualificação Prática Gratuita (CQPG), que exige do candidato alguns requisitos básicos, como ensino fundamental completo e, no mínimo, 16 anos.
O limite de vaga não foi estipulado e as inscrições vão até o dia 24 de abril, porém os candidatos serão selecionados com base em critérios da instituição. Terá maiores chances quem nunca tiver participado de cursos no Senai, estiver desempregado, tiver filhos, entre outros requisitos. Mesmo assim, o coordenador do curso de manufatura automotiva do Senai/Camaçari, Enoch Júnior, aconselha que todos se inscrevam e concorram às vagas. “Qualquer pessoa pode participar da seleção, mas os critérios vão definir quem paraticipará ou não do curso”, diz.
Nadjane Ribeiro destaca as chances de ingresso no mercado de trabalho.
As outras modalidades fazem parte do Curso de Aprendizagem Industrial Básico (CAI) e fazem parte do programa Jovem Aprendiz, que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Nessa categoria, o candidato que deseja participar da seleção tem até o dia 25 deste mês para realizar a inscrição, que disponibiliza 40 vagas em cada modalidade. Nesse caso, os requisitos para participar da seleção é ter entre 14 e 21 anos e 11 meses. “Se a pessoa tiver doze meses completos já não pode mais participar”, diz a auxiliar administrativa, Nadjane Ribeiro.
Aliado a qualificação, os alunos ainda terão a chance de concorrer a uma vaga de estágio em empresas no ramo em que está sendo capacitado. “Os alunos terão a chance de serem contratado por qualquer empresa que esteja precisando de um Jovem Aprendiz. Quando fechamos uma turma, passamos a lista para as empresas e elas contratam a medida que vão precisando”, explica Nadjane. Caso o aluno tenha a sorte de ser contratado, terá em seu currículo o dobro de horas oferecido pelo curso, que passará de 880 para 1.760 horas de contato com a teoria e a prática.
Os cursos serão oferecidos nos turnos matutino e vespertino. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br.
 
  


Voltar



  • Para receber notícias basta digitar seu e-mail


www.camacarinoticias.com.br     -     © Todos os direitos Reservados        -
Click5 - Marketing e Soluções Interativas