Artigo

Davi Damovar escreve sobre a degradação das dunas de Jauá e Abrantes

Escrito por Davi Damovar em 05 de Julho de 2021
[Davi Damovar escreve sobre a degradação das dunas de Jauá e Abrantes]

As dunas de Jauá e de Abrantes, local de grande beleza natural e de uma vasta vegetação de restinga com sua rica biodiversidade, são uma atração turística de Camaçari. O local atrai muitos visitantes e isso também contribui para a renda de vários moradores da redondeza que desempenham a função de guia.

Infelizmente seus encantos naturais vêm sendo ameaçados. Mesmo estando localizadas dentro de uma Área de Proteção Ambiental, noite e dia, caminhões se aglomeram para retirar clandestinamente, areia das dunas, desrespeitando a fiscalização de ordens públicas. Um crime ambiental, apesar das denúncias de moradores da região.

Tranquilamente, o cenário vai sendo devastado, dando espaço a lixões e à invasão irregular de construções de casas ao seu redor, o que pode gerar sérios impactos ao meio ambiente, alterando todo o ecossistema do local.                                                                                                 

Além disso, a tamanha ousadia dessas ações realizadas, demonstra claramente os verdadeiros interesses que há por trás de tanto descaso. Um negócio lucrativo: venda de areia para casas de materiais de construção e comercialização de terrenos!

Precisamos não apenas de respostas urgentes, e sim de ações mais severas antes que esse paraíso se torne somente parte do passado de quem teve o privilégio de conhecer.

Davi Damovar

Ativista Ambiental

[email protected]

Compartilhe!